Para acessar a fonte da matéria, clique aqui!
Por EPTV e g1 Campinas e Região
Seja ao acordar ou no fim de tarde, faça chuva ou faça Sol, o café é paixão nacional e tem ganhado mais adeptos. Uma pesquisa realizada este ano revelou que o número de brasileiros que consomem a bebida chegou a 97% – cerca de 5% a mais do que em 2019.
O levantamento do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ainda revela que o público não é apenas grande, como também é dedicado: 30% afirmam beber seis xícaras por dia.
Além de reforçar que os brasileiros não dispensam um cafezinho, o estudo também busca entender o que pode melhorar para o consumidor, como explica o pesquisador Sérgio Parreiras Pereira.
“A ideia é saber o que o consumidor está querendo, o que ele está preferindo, qual é a opinião dele para que isso possa servir como uma ferramenta para as torrefações, para as cafeterias, para aquelas pessoas que investem no mercado de café”.
Confira abaixo mais detalhes do perfil de quem toma café no Brasil:
“Tivemos 4,2 mil entrevistados, divididos por gênero, classe social, faixa etária, região. Esses dados que nós obtivemos podem ser, realmente, extrapolados para toda a população do Brasil”, detalha o pesquisador.
Cheirinho de afeto
Andréia Marcolino tem um cafeteria dentro de um salão de beleza de Campinas (SP). Movimentado, o espaço tem o café entre seus produtos mais pedidos: são cerca de 60 por dia.
Para torná-lo ainda mais especial, ela faz questão de finalizar a bebida na frente do cliente com direito a coador de pano e chocolate enfeitando a xícara.
“Quando é servido assim na mesa, a primeira reação é 'ai, que delícia, lembra casa de vó'”.
A recepcionista Pâmela Messias trabalha no local e é uma consumidora assídua. “Eu fico trabalhando sentindo o cheiro. Não vejo a hora de chegar a pausa para tomar meu café”.
“Eu não dispenso. Todos os dias, eu preciso tomar meu café. Além de trazer energia, ele é super benéfico para a saúde também”, comenta.
Solicite mais informações através deste formulário.
É necessário ter o aplicativo instalado ou utilizar o WhatsApp Web. Enviar mensagem