Para realizar pesquisas cientifícas, o INSTITUTO AXXUS conta com os mais avançados laboratórios, unidades de pesquisas e convênios com as melhores universidades, no Brasil e no Exterior. Seguindo rigorosamente os protocolos internacionais, nossos estudos abrangem, desde a observação, problematização e formulação das hipóteses até a experimentação dos processos e confirmação dos resultados. É o alto padrão de qualidade, que nos permite atender exigentes empresas e instituições dos mais diversos segmentos de mercado, que necessitam resolver problemas, melhorar desempenho e inovar.
ROTEIRO PARA DEFINIÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISAS:
1. Nível de Profundidade. A pesquisa será básica ou avançada, a partir do grau de profundidade desejado.
- Básica: dedicada ao estudo teórico, sem experimentações, gera conhecimentos e soluções que permitem ampliar a compreensão dos fenômenos e dos comportamentos sociais.
- Avançada: abrange a investigação prática (em laboratório ou no campo), estuda e levanta dados reais com objetivo de aplicar o conhecimento para alguma melhoria ou inovação.
2. Objetivo e Formato da Pesquisa. A partir dos objetivos, são identificados os formatos mais indicados. Que podem ser:
- Exploratório: obtenção de dados e informações por meio de investigações e experiências práticas, com o objetivo de ampliar o entendimento e esclarecimento, facilitando a construção de hipóteses.
- Descritivo: estabelece todas as relações entre as variáveis do problema e os efeitos identificados, com o objetivo de descrever de maneira imparcial e sem interferências, a realidade dos fatos que está sendo estudado.
- Explicativo: analisa, estuda e investiga com maior profundidade, com o objetivo de explicar as origens, razões e porquês, além de mapear os fluxos e identificar as causas, efeitos e possíveis soluções de um problema.
3. Procedimentos. Nesta fase são selecionados os procedimentos, que estabelecem “como” a pesquisa será realizada. Os mais usuais são:
- Experimental: caracterizado por indicar variáveis capazes de manipular o objeto de estudo, a fim de observar os efeitos da influência e testar hipóteses do que está sendo pesquisado.
- De campo: caracterizado pela coleta de dados nas regiões geográficas e nas condições que foram contempladas na definição da amostra. O objetivo é conhecer os fatos nos locais e nas condições que acontecem.
- Participativo: caracterizado pela participação ativa do pesquisador que integra o ambiente e interage com o público pesquisado e com a comunidade analisada, como se fosse um deles. O objetivo é vivenciar a realidade local e fazer uma análise mais profunda da situação estudada.
- Ex-post-facto (“a partir do fato passado”): caracterizado pela premissa que a pesquisa será realizada a partir de um determinado fato, com objetivo de investigar as relações, causas ou efeitos que estiveram associados ao fato.
- Influenciador: caracterizado pela intervenção do pesquisador na situação e no ambiente pesquisado. O objetivo é provocar, mobilizar e estimular os participantes da amostra a contribuírem com suas análises e opiniões.
- Tecnológico: também denominado de Pesquisa Tecnológica, é caraterizada pelos testes e pelo desenvolvimento de artefatos e robôs, entendidos aqui não apenas como produtos tangíveis, concretos, mas também intelectuais ou virtuais, como inteligência artificial, com objetivo de melhorar a produtividade, integrar informações, facilitar a comunicação ou controlar a realidade.
- Laboratorial: caracterizado pela produção e reprodução do fenômeno em condições controladas de um laboratório, no qual o pesquisador utiliza instrumentos e recursos técnicos específicos, com objetivo de realizar experimentos e testes, coletar os dados e construir novos conhecimentos.
- Clínico: também denominado como Pesquisa Clínica, que de acordo com o Conselho Nacional de Saúde, são as pesquisas que envolvem seres humanos, individual ou coletivamente, de forma direta ou indireta, incluindo o manejo dos dados, informações ou materiais biológicos. (Resolução 466 de 2012-CNS). O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia de um procedimento ou de um medicamento.
- Biotecnológico: também denominado Pesquisa Biotecnológica, utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos nas diversas áreas da indústria, construção, agrícola e serviços, com objetivo de melhorar a produtividade e evitar ou resolver problemas.
- Bibliográfico: caracterizado pela investigação bibliográfica de teorias, conhecimentos e experimentações, que possam ser comparados entre si e facilitar a construção ou aprimoramento de um conhecimento.
- Documental: caracterizado por utilizar fontes diversificadas e sem tratamento analítico ou científico. O objetivo é proporcionar uma contextualização histórica, cultural, social ou econômica de uma problemática em determinada época e região geográfica.
- Etnográfico: caracterizado pelo estudo e investigações que visam entender os padrões comportamentais de uma população, a partir de seus costumes e de seus hábitos. O objetivo é identificar padrões de comportamentos, objeções e preferências.
Solicite mais informações através deste formulário.