Aliar tecnologia e conhecimento especializado para realizar pesquisas foi parte da estratégia que levou o Instituto Axxus da posição de incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) a empresa com permeabilidade internacional. Hoje graduada da Incamp, a empresa escolheu estabelecer desde 2019 uma base no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp de maneira a continuar integrada ao ecossistema da Universidade.
Seu foco de atuação é aplicar pesquisas empresariais e científicas na melhoria de produtos, processos, sistemas e negócios. Rodnei Domingues, fundador do Instituto Axxus, explica que a empresa realiza pesquisas que proporcionam maior conhecimento sobre a administração de negócios de determinados mercados, empresas ou serviços, com redução de custos e aproximação das partes interessadas. Segundo Domingues, o rastreamento de informações proporcionado pelas pesquisas é capaz de guiar as ações e decisões de grandes empresas, do setor automotivo e da construção civil, por exemplo.
“Quando a indústria busca inovar algum processo, e não sabe como aplicar a inteligência artificial, ou não sabe como utilizar a biotecnologia ou a internet das coisas, fazemos um estudo e apresentamos um modelo inovador que seja mais adequado para a empresa”, argumenta.
As pesquisas em campo são realizadas por meio de uma plataforma, disponível para smartphones e tablets, que permite a captação de áudio e vídeo do entrevistado, recursos que asseguram o rastreamento de informações, com custo operacional baixo e a garantia de eficiência da informação.
“O diferencial do Instituto Axxus é a capilaridade. Temos um vasto banco de dados e mais de 8 mil consultores especializados em todo o Brasil. Conseguimos mobilizar essas pessoas de uma forma muito rápida e instantânea, e com um custo muito baixo”, afirma.
A relação de Rodnei Domingues com a Unicamp vem de longa data. O empresário mantém-se próximo da Universidade desde o início da década de 1990. Enquanto ainda atuava no setor privado, ajudou a estruturar e desenvolver alguns cursos, como o de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (FEQ) e é especialista em Gestão Empresarial pelo Instituto de Economia da Unicamp (IE).
Em 2015, Domingues teve o então projeto para a formação do Instituto Axxus aprovado no edital de incubação da Incamp. No período de incubação, com o apoio e a conexão com a Agência de Inovação Inova Unicamp, o relacionamento com a Universidade foi ainda mais ampliado. Em 2019, o Axxus tornou-se uma empresa graduada no processo de incubação, título usado para quando o negócio está pronto para desbravar o mercado, mas escolheu permanecer dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
“A proximidade com a Unicamp é sempre uma vantagem competitiva. Enquanto estava incubado, a convivência com outras pessoas e empresas de outros segmentos sempre nos ajudou muito. A troca de informações e compartilhamento de dificuldades e soluções é fundamental. Essa sinergia foi muito proveitosa e inspiradora”, justifica.
Rodnei destaca que, além da importância da rede de relacionamento de empresas promovida pelo ecossistema da Unicamp, os eventos e encontros realizados pela Agência de Inovação “contribuem para o crescimento das empresas, com troca de experiências e compartilhamento de cases de sucesso”.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
Com o crescimento das atividades, o Instituto Axxus expandiu seus negócios para o mercado externo. A empresa passou a atuar em países da Europa, Ásia e América Latina, realizando pesquisas para empresas brasileiras interessadas no mercado internacional e para grandes empresas estrangeiras interessadas no Brasil.
“Abrimos uma unidade em Nova York e uma unidade na Estônia. É uma residência digital que nos permite uma maior interação com as empresas que fazem parte do mercado comum Europeu”, explica Rodnei Domingues.
A capilaridade do Instituto permite um amplo estudo sobre o mercado internacional para empresas brasileiras, que desejam iniciar um processo de exportação ou aproveitar melhor alguns mercados e produtos.
“Já trabalhamos em diversos países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, França, Rússia, China, Japão, Argentina, Peru, Chile e tantos outros. Fizemos estudos amplos, sempre atendendo às necessidades das empresas brasileiras que querem expandir seus negócios no mercado internacional”, conclui.
ECOSSISTEMA DA UNICAMP
Essa matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que fazem parte do ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.
A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito e abre a oportunidade para a empresa se integrar ao ecossistema empreendedor da Universidade.
Fonte: Unicamp
Solicite mais informações através deste formulário.
É necessário ter o aplicativo instalado ou utilizar o WhatsApp Web. Enviar mensagem