A tilápia é a mais recente proteína, sempre presente na mesa do brasileiro, que dispara o preço e não dá sinais de retorno aos velhos tempos, quando ela se posicionava como um alimento ou até tira-gosto à disposição de todos, sem distinguir a classe social.
Hoje, a tilápia virou prato nobre, já pensando em concorrer com o camarão e deixando as carnes de frango e suína à distância. Somente a carne bovina lidera essa competição mas em algumas peças já foi ultrapassada pela tilápia.
Quanto custa um quilo de tilápia hoje?
A média de 50 reais, estamos falando de um filé de boa qualidade. Alguns supermercados já estão vendendo por até 60 reais, depende da marca na embalagem.
Nesse momento o preço é assustador porque a subida foi meteórica nos últimos 6 meses. O principal problema é o preço da ração, seu alimento exclusivo, porque são criadas dentro de gaiolas. Também as frentes frias que chegaram às regiões Sul e Sudeste em agosto e setembro, acabaram causando a morte de tilapinhas filhotes, que hoje deveriam estar prontas para venda.
Interessante que a tilápia não é um peixe brasileiro, veio para cá nos anos 60 e como qualquer estrangeiro se adaptou rapidamente as nossas águas. Sua origem é a África e Oriente Médio. Em pouco tempo de Brasil se tornou a preferência nacional, já sendo vista embarcando até em navios de exportação.
Mulheres preferem a tilápia
Em abril e maio do ano passado o Instituto Axxus com apoio da Associação Brasileira de Piscicultura, entrevistou 4 mil e 200 pessoas e 83% delas deram voto preferencial a tilápia. Nas classes A, B e C, 64% foram mulheres e 36% os homens.
E por quais motivos os entrevistados preferem a tilápia?
Já sabendo de todas as suas qualidades é que a tilápia tem procurado renovar seus preços e ainda não definiu quanto vai custar seu quilo na Semana Santa e Quaresma. Aliás, o ovo entra nessa parada porque é a época na qual as galinhas botam menos e o ovo também poderá subir ainda mais.
O período da piracema, quando os peixes nadam contra a correnteza, sobem os rios para se reproduzirem e a pesca é proibida, termina no dia 28 de fevereiro mas a tilápia vai continuar subindo, só que em direção ao bolso do consumidor.
Para a Semana Santa está difícil projetar um dia com a mesa farta e cerveja gelada! Bacalhau, nem pensar! Picanha e Tilápia escaparam do poder aquisitivo da maioria dos brasileiros. Até as galinhas voltaram a produzir ovos de ouro!
É necessário ter o aplicativo instalado ou utilizar o WhatsApp Web. Enviar mensagem